Você já ouviu falar em Spaghetti à Carbonara? O nome é chique mas é mais simples do que parece. Ele é um prato clássico da cozinha tradicional italiana que se espalhou pelo mundo ao longo dos anos por ser uma receita rápida, muito saborosa e super simples de fazer.
Na receita original são usados a pancetta curada e o queijo pecorino ralado, mas esses dois ingredientes são bem caros e podem ser substituídos facilmente pelo bacon e pelo parmesão ralado, que são também super saborosos e muito mais fáceis de encontrar perto da sua casa. Também dá pra ser criativo ao mesmo tempo que economiza e usar carne moída, frango, proteína de soja ou brócolis para versões vegetarianas. Então guarda aquele seu miojo pra outra hora, separa os ingredientes e mãos na massa, a receita é bem rápida e leva no máximo 15 minutos para ficar pronta.
Para fazer esse prato que serve até 2 pessoas, claro que isso depende do tamanho da sua fome, você vai precisar:
INGREDIENTES
- 2 gemas grandes já separadas da clara
- 40g de parmesão, mas se quiser pode colocar mais, e claro que pode salpicar bastante queijo no prato quando for servir
- 150g de bacon em cubos médios, dê preferência àqueles pedaços mais carnudos
- 200g de macarrão tipo spaghetti
- 1 dente de alho inteiro sem casca
- azeite à gosto
- pimenta-do-reino à gosto
- Sal à gosto, se achar necessário. O bacon e o parmesão já são ingredientes salgados, experimente antes de colocar o sal para não exagerar
- Noz-moscada é um opcional que dá um toque especial, mas não precisa exagerar, esse é um tempero que se destaca facilmente
Enquanto a massa estiver cozinhando, vá preparando o molho. Separe as gemas dos ovos e bata junto com o parmesão, um pouco de pimenta-do-reino e caso queira uma pitada de noz-moscada numa tigela, mexa bem até a mistura virar um creme, quando alcançar a textura de creme, reserve-o. É importante que nesse estágio os ingredientes sejam bem batidos, para quando for adicionado ao macarrão ainda quente, as gemas não fiquem com o aspecto de ovo mexido e sim um molho cremoso e consistente, esse é o segredo para sua Carbonara dar certo.
Frite o bacon e o dente de alho descascado em uma frigideira em fogo médio, quando o bacon dourar retire o dente de alho.
Obs: O bacon tem uma quantidade considerável de gordura, então não precisa adicionar óleo para fritá-lo, mas caso seu bacon venha com pouca gordura, pode adicionar um fio de azeite ou óleo.
Assim que a massa atingir o ponto, reserve um pouco de água do cozimento (pouco mais de uma xícara de chá) e escorra o resto. Leve a massa já escorrida para a mesma frigideira do bacon e mexa bem em fogo baixo, isso vai agregar todo o sabor do bacon à massa, aos poucos adicione um pouco da água do cozimento reservada para soltar o aroma da frigideira, essa água também irá ajudar na textura do molho, continue mexendo. Em seguida desligue o fogo e adicione a mistura das gemas que foi reservada anteriormente, misture tudo muito bem para o molho ficar bem agregado à massa, isso dará uma consistência bem cremosa à ele. Caso ache necessário adicione mais um pouco da água do cozimento. Não se preocupe, o calor da frigideira, mesmo que desligada irá cozinhar as gemas, ou seja, você não corre o risco de comer ovo cru, o fogo só é desligado para que o molho não tome a textura de um omelete ou ovo mexido. Assim que desligar o fogo sua carbonara pode ser servida com bastante queijo parmesão e pimenta-do-reino a gosto. Buon appetito.
Comentários
Postar um comentário