Quem gosta de cozinhar já deve estar ciente de que existe uma quantidade muito grande de temperos, ervas e especiarias que podemos utilizar para dar sabor, aroma e aquele toque especial para nossas receitas do dia a dia, por mais simples que sejam.
Mas você sabe quais as melhores maneiras para aproveitar o potencial dos temperos e ervas que possui em casa? Não?! Tá tudo bem, não precisa se preocupar, a gente vai te ajudar semanalmente com dicas de receitas e combinações, benefícios à saúde que eles nos trazem, além de curiosidades sobre os temperinhos que você facilmente encontra naquele mercadinho perto de casa ou até mesmo já tem guardado aí no seu armário da cozinha ou plantado no seu canteiro de temperos .
Para dar início às nossas dicas, vamos começar falando do Manjericão. Essa que é uma das ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha oriental e ocidental, e está ligada diretamente à cozinha italiana, aparecendo em diferentes pratos tradicionais do país.
Muito presente na culinária mediterrânea, o Manjericão tem uma quantidade grande de combinações podendo aparecer em saladas e entradas, pratos principais, sobremesas e até mesmo bebidas e acompanhamentos.
Como usar o Manjericão?
Para um melhor armazenamento de suas folhas, podemos guardá-las em embalagens plásticas no refrigerador por curtos períodos de tempo, ou no congelador aumentando assim sua vida útil sem perder suas propriedades, nesse caso, podemos revitalizar suas folhas após passar por um rápido banho em água fervente. Outro método de armazenamento é colocar o Manjericão em um recipiente com água em um local que receba luz direta do sol, deste modo suas folhas costumam durar algumas semanas, podendo ainda ser plantado posteriormente em um vaso. Em alguns supermercados é possível comprá-lo já em vasos pequenos, isso vai lhe dar uma fonte quase que infinita da erva, caso cuidado e manuseado da maneira correta (falaremos melhor sobre isso durante a semana, só ficar de olho nas nossas plataformas). Outra maneira possível de utilizá-lo é por meio da infusão em azeite.
No Brasil, as espécies mais encontradas são o Manjericão Genovês ou Manjericão gigante (chamado assim por conta do tamanho de suas folhas) este possui um aroma e sabor mais delicado, a outra espécie é o Manjericão comum (com folhas menores e sabor mais acentuado), essa segunda espécie pode ser facilmente comparada - ou confundida - com a hortelã, por serem da mesma família.
Como plantar o Manjericão em casa?
Apesar do Manjericão ser bem fácil de se plantar, ele pede cuidado constante principalmente quanto a rega, quantidade de nutrientes do solo e exposição à luz solar. Pode ser plantado em vasos médios ou grandes, embora nessas situações seu tamanho seja menor comparado à quando é plantado diretamente no solo
Para um melhor resultado é importante plantá-lo em terra fofa e com boa capacidade de drenagem. Mesmo sendo uma planta anual que se adapta bem a qualquer tipo de solo, a terra deve ter uma boa drenagem e possuir quantidade significativa de nutrientes. Tanto a falta de rega quanto o excesso de água prejudicam a planta que deve ser regada todos os dias pela manhã ou no final da tarde, principalmente se você morar em local com o clima mais seco. A planta necessita de luz direta de ao menos 4 horas por dia e não tem boa resistência a temperaturas baixas.
Assim que a planta atingir 15 cm de altura deve ser realizada uma poda terminal, ou seja, deve-se cortar as pontas da planta para incentivar o crescimento de novas folhas e promover seu crescimento horizontal, isso vai fazer com que sua planta tome formato de arbusto. Recomenda-se podar as flores sempre que aparecerem, isso ajudará a manter o vigor da planta e evitará que os ramos tornem-se lenhosos o que reduz sua quantidade de óleos essenciais, são esses óleos que promovem o aroma e sabor do Manjericão, além de proteger a planta de ataques de insetos. As flores do manjericão também são comestíveis e possuem diferentes usos, podendo servir como acompanhamento e enfeite para tábuas de queijos, serem servidas com frutas e saladas e também serem usadas em chás.
Comentários
Postar um comentário